Feijoada leve

Em alguns estados do Brasil o feijão de cada dia é o preto. O mesmo que usamos para a feijoada, prato nacional e consagrado, composto por carnes salgadas e defumadas, demorado no preparo e que requer tempo para ser apreciado e  consumido.

Mas também pode ser mais um prato para ser saboreado em qualquer dia da semana, sem gastar horas na preparação. Em casa não gostamos das  carnes de porco salgadas e cozidas junto com o feijão – mas sim dos defumados como paio, linguiça. Então a nossa feijoada fica mais leve, sem perder o sabor. Os acompanhamentos : arroz branco, couve refogada, farofa, molho vinagrete de tomate e de  pimenta.

 Feijoada leve clique para download da receita

Ingredientes

500 gr de feijão preto
200 gr de linguiça defumada portuguesa em pedaços  (ou  de paio)
100 gr de bacon defumado em cubinhos
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
Sal
1 pitada de cominho em pó
* 1 folha de louro se gostar

Preparo
Coloque o feijão de molho por 8 horas. Escorra e leve para cozinhar em panela de pressão com água suficiente para cobrir até 1/3  acima do feijão. Assim que ganhar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 50 minutos.

Numa frigideira antiaderente coloque as rodelas de linguiça (ou paio) e doure ligeiramente, acrescente o bacon, a cebola e o alho, nesta ordem. Assim que o bacon e a cebola estiverem fritos mas firmes, despeje na panela de feijão já cozido e misture bem. Deixe cozinhar por 15 minutos em panela aberta. Acerte o sal, junte o cominho e finalize o cozimento quando o caldo estiver encorpado e os grãos inteiros.

Acompanhamentos:

Couve refogada:
1 maço de couve cortada fininha e higienizada
2 colheres de sopa de cebola cortada fininha.
1 pitada de sal
1 colher de  café de óleo  (ou use a frigideira em que fez o refogado de carnes, sem precisar adicionar óleo).
Em fogo médio coloque a cebola na frigideira, mexa rapidamente, acrescente a couve, o sal e refogue cuidando para não passar do ponto e escurecer.

Farofa
200 gr de farinha de mandioca (crua)
50 gr de bacom picadinho
1/2 cebola picada
Frite em fogo médio o bacon, a cebola e junte a farinha, incorporando bem. Acerte o sal se necessário.

Vinagrete ou saladinha –  2 tomates  em cubinhos, 1/2 cebola picada, salsinha picada, azeite, vinagre, molho de pimenta (*opcional). Misture e sirva.

Arroz branco – aqui

 

Serve 6 porções.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *